TEXTOS
INSTITUCIONAL, Tereza de Arruda
Leonardo Kossoy é artista convidado por ocasião das celebrações dos 25 anos da Bienal de Curitiba em 2018, além de ter sido nomeado precursor da próxima edição da Bienal, em 2019, que terá como tema Fronteiras Abertas.
Em sua percepção e concepção artística, Leonardo Kossoy expande as fronteiras da realidade, que não pode ser reconhecida e vivenciada somente de forma objetiva, mas envolvida em uma ampla margem de subjetividade. Sua obra não há de ser uma imagem espelhada, mas sim um espelho no qual o observador possa se reconhecer continuadamente por meio da percepção e não somente da visão. Por trás de sua câmara fotográfica ou de vídeo, Leonardo aguça sua visão e age como um artista viajante em busca de novos territórios a serem explorados por sua criação, seu inconsciente, sua compreensão – um pleno mergulho a desbravar o conhecido e o desconhecido de sua existência.
Nesta mostra apresentamos quatro séries distintas de várias épocas, duas delas inéditas. O espectador se depara inicialmente com a obra Caindo no Inferno da Imagem, onde imagens em movimento, nebulosas, distorcidas oscilam, partindo do abstrato para o figurativo. Elas nos guiam por uma narrativa até então inusitada na obra de Leonardo Kossoy, a refletir sobre a tirania da imagem à qual o artista está atrelado. O excesso e a intensidade das imagens ocupam a mente de seu criador, imerso sobretudo no compromisso de as transpor para o público de forma legível, mantendo-se fiel à genuinidade artística.
À sua frente, Waterscapes nos revela paisagens e interferências aquáticas isoladas em espaços urbanos.
A transparência, o movimento, a profundidade e a superfície da água aí representados são ao mesmo tempo sedutores e cruciais. Mesmo a representação de sua ausência na imagem de uma piscina em desuso ou da água avermelhada pela atuação do ser predador são indícios de sua existência, acentuados no inventário concebido pelo artista.
O trabalho Inventário do Mundo é um exímio compêndio de temas, formas, cores, luzes. Os grupos individuais dessa obra receberam nomenclaturas como Passando, Fonte de Luz, Paredes e Muros, Escadas, Quase Retratos e Perspectivas, criando um emaranhado de informações interligadas, comparadas pelo artista a partículas energizadas, como acontece no interior de um átomo – metáfora do inventário que a pessoa faz de seu próprio mundo.
Encerramos a mostra com a obra Only You, dirigida e concebida por Leonardo Kossoy, tendo dois protagonistas que atuam transpondo e transgredindo barreiras do inconsciente. Nessa atuação revelam-se angústias, ansiedades, sensibilidade e ambições do relacionamento humano compartilhado em um local isolado e desprovido de fronteiras além das existenciais.