Paulistano, nascido em 1943, Leonardo Kossoy se formou em direito pela Universidade Mackenzie, mas desde os anos 60 enveredou pela literatura e pelas artes, vinculando-se a vanguardas culturais. Posteriormente, abandonou outras atividades para se dedicar exclusivamente à fotografia. “Sua ligação com a poesia, com a obra de Jorge de Lima, confere um viés barroco trágico a suas imagens”, avaliou o crítico de arte Paulo Herkenhoff, que ressaltou o diálogo sustentado por Kossoy “com minúcias de grandes pinturas de Tintoretto, Tiziano ou Veronese”. Essas motivações interdisciplinares – entre a literatura, a fotografia e a pintura – confluíram numa fase mais recente para o estudo de elementos da obra dos pintores Caravaggio e Francis Bacon, principalmente nas definições de perspectivas, enquadramentos e iluminação.
Leonardo Kossoy sempre viaja para fotografar no Mediterrâneo, motivado por referências literárias e mitológicas. Nas correspondências entre fotografia e literatura, o olhar poético conduz seu trabalho. Leitor dos relatos de viagens de Patrick Leigh-Fermor, aproximou-se da questão das fronteiras e dos viajantes, como expôs na sua mostra “Desoriente: o Eu nômade” (2006/2007). No Mediterrâneo, aprofundou ainda sua relação com a geografia, a história da arte e a fotografia nos recortes poéticos da realidade.
Kossoy já realizou as exposições “4 Un-Common Places in Brooklyn” (2004), “Desoriente: o Eu nômade” (Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo e Rio de Janeiro - 2006/2007), “Espanhas” (Centro Cultural da Caixa do Conjunto Nacional - 2007) e a coletiva “Onde a Água Encontra a Terra” (2009/2011) – ao lado de Fernando Azevedo e Carol Armstrong –, apresentada no Masp em São Paulo, no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, na Fundação Clóvis Salgado em Belo Horizonte, no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba e na Casa das Onze Janelas em Belém. Em 2012, a convite do curador e escultor Emanoel Araujo, integrou a exposição “A sedução de Marilyn Monroe”, no Museu Afro Brasil.
Entre 2011 e 2013, Leonardo Kossoy desenvolveu a série fotográfica “Only You”, exposta inicialmente no Instituto Tomie Ohtake (São Paulo), em 2014, com curadoria de Fernando Azevedo. Desde então ela foi apresentada no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Correios, em Niterói (RJ), no Palácio dos Correios, e na cidade do Porto, no Centro Português de Fotografia, que abriu sua circulação pela Europa. A partir de fevereiro de 2017 poderá ser visitada no MuVim (Museo Valenciano de la Ilustración y la Modernidad), em Valência, na Espanha.